O Laudo de SPDA tem por objetivo fornecer informações referentes às atuais condições da instalação de SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios), para atender as prescrições da NBR 5419/2015 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Considerações importantes quanto ao funcionamento do sistema:

São realizadas inspeções dos sistemas de SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, à conformidade com a norma, o estado das malhas, dos captores, descidas, etc. São realizadas também medições de resistência de aterramento em todas as decidas, medições de continuidade das malhas, cabos e todas as não conformidades são registradas em foto.

A nova redação da NR10 item 10.2.4.g e b estabelece que o PIE - Prontuário das Instalações Elétricas deve conter o Relatório Técnico das Inspeções que nada mais é do que o Laudo Técnico das Instalações Elétricas e o Laudo de inspeção do SPDA. Importante destacar que ambos os laudos, juntamente com o Diagnóstico NR10, irão se constituir na BASE para a estruturação do Prontuário Elétrico, e consequentemente de todo o sistema de segurança elétrica da empresa.

O proprietário/diretor do estabelecimento da edificação é o responsável legal por prejuízos causados pela omissão em realizar a manutenção preventiva. A Lei 4.519/64 determina a responsabilidade civil e criminal nos casos de problemas ocorridos no estabelecimento em decorrência da omissão ou não realização das manutenções.

 

ANESIO ARI ARANTES JUNIOR
Engenheiro Eletricista e Técnologo em Automação Industrial
CREA 5069718300

FONE/FAX (14)3888-2173
CELULAR - suporte: (14) 9 9115-1672
CELULAR - engenharia: (14) 9 9195-5317
e-mail: contato@amgenergy.com.br

   
 
Desenvolvido por Seliga Publicidade - Sites e Sistemas